Sabe aquele momento certo para abrir o vinho especial? E aquele ano para fazer a viagens dos sonhos? E o desejo de recomeçar um trabalho que faça sentido e que transforme a sua vida e das pessoas? Pois foi preciso ser diagnosticada com câncer em 2018 (felizmente na fase inicial) para literalmente “cair a ficha”, ressignificar a minha vida e, consequentemente questionar o propósito do meu trabalho. Posso afirmar que ainda não fiz todas as mudanças que são necessárias e que sonhei no período da “parada obrigatória”, mas voltei a calibrar a palavra “coragem” e, a partir dela, olhar “pro lado de dentro” para reinventar minha história, meu trabalho e minha existência.
Ainda sobre carreira, sou pedagoga pela UEMG. Na busca incansável para compreender o mundo e as pessoas, especializei-me em Filosofia Contemporânea; Filosofia da Arte, ambos pela Puc-RIO. Fiz MBA em Administração e Gestão Universitária pelas Faculdades Arnaldo/ Carta Consulta e sou mestra em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Atuei como coordenadora de pós-graduação e pesquisa e para cursos profissionais e de EAD. Atualmente, sou pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho e Tecnologias; do Núcleo de Pesquisa Narrativas e apropriações anglo-americanas no Brasil. Também sou professora de disciplinas que desenvolvem as soft skills no Ensino Superior.
Particularmente, me construo também com coisas que não se vê quando atuo como educadora. Eu amo declamar poemas, assistir os filmes e colocá-los no "mudo" para imaginar outras falas! Quando eu gosto de uma frase tento traduzi-la em movimentos e não vivo sem café, vinho e chocolate!
No meu módulo você irá aperfeiçoar o conjunto de habilidades e competências relacionados ao comportamento humano. De que forma? Avaliando as soft skills para atuar no campo do trabalho, deixando o resquício da compreensão de aprendizagem de forma fragmentada e analógica para uma compreensão mais holística e humana, apropriada para as mudanças do século XXI.